Páginas

sábado, 29 de agosto de 2009

Os Brutos

E disse-lhes: [Jesus] Vinde após mim, e eu vos farei pescadores de homens. Mat. 4:19. Este convite foi dirigido originalmente a Pedro e André que eram irmãos e logo em seguida foi dirigido a Tiago e João. Esses homens tinham muito em comum, Primeiro, eram pecadores, é, e pescadores também. Eram todos ignorantes, no sentido de iletrados, e chamados filhos do trovão, ou seja, não sabiam ler, escrever e nem falar direito, além de serem "estourados". No meio de tantos doutores, por que Jesus chamou logo esses homens? "Jesus deixou de lado os sábios de seu tempo, os homens de educação e posição, por serem tão orgulhosos e presumidos em sua alardeada superioridade que não podiam simpatizar com a humanidade sofredora, e tornar-se colaboradores do homem de Nazaré. Em seu fanatismo desdenhavam ser ensinados por Cristo." T.P.M. 259.
"O Senhor Jesus escolheu homens ignorantes, porque não haviam sido instruídos nas tradições e erróneos costumes de seu tempo." D.T.N. 226
"Ninguém era considerado apto para ser mestre religioso, a menos que houvesse estudado nas escolas dos rabinos, e tanto Jesus como João Batista foram representados como ignorantes, porque não receberam esse preparo." D.T.N. 435
"A sucessão apostólica não se baseia na transmissão de autoridade eclesiástica, mas nas relações espirituais. Uma vida influenciada pelo espírito dos apóstolos, a crença e ensino da verdade por eles ensinada, eis a verdadeira prova da sucessão apostólica. Isto é que constitui os homens sucessores dos primeiros mestres do evangelho." "Os frutos da verdadeira sabedoria só vem de Cristo." D.T.N. 451 e T.P.M. 259
Com esses textos em mente gostaria de mencionar dois casos semelhantes acontecido com dois irmãos muito queridos. Aqui do alto de minha machesa fica estranho dizer isso mas há um homem que amo muito, amigo de muitos e muitos carnavais, amigo de copo e de bar, somos amigos há mais de vinte anos. Um dia o Martins se converteu, disse que entrou pra uma igreja chamada Adventista do Sétimo Dia, e logo ele, um "bruto", um diamante que nunca foi bem lapidado: mal sabia ler e escrever (não sabe até hoje) e queria por que queria que eu me convertesse também, logo eu que era o mais letrado da turma com mais de cem livros na cabeça, inclusive a Bíblia, pode se dizer que era uma missão impossível, mas ele não desistiu ( essa é uma caracteristica dele, nunca desiste) me deu muita literatura e depois disse que jejuava e orava muito por mim. Foi quando tive que colocar o orgulho de lado e aceitar o chamado do Espírito Santo de Deus e me batizei também.
Hoje o meu amigo está fora da igreja e dos caminhos de Deus, temos tentado mostrar a ele a verdade dos pioneiros, mas parece que o meu jejum e minhas orações não surtem o mesmo efeito com ele. Ele já estava quase aceitando as verdades quando um tal de irmão Luiz do Parque dos Camargos, que come mato mas não tem nada de vegetariano, o convenceu que isso tudo é tolice. Ah! se o irmão Luiz tivesse aceitado essas verdades!!!
Estive também conversando com outro querido irmão,-------- , Mostrei alguns textos da Bíblia, do Espírito de Profecia e do livro A Trindade e sei que ele fica plenamente convencido da verdade, entretanto ele diz: - Se pudéssemos sentar eu , você e Benedito ( o ancião do Arpoador) pra estudar esses livros... O que ele está dizendo na verdade é: -Se Benedito aceitar essas coisas como verdade eu também aceito. Ah! se Benedito aceitasse essas verdades!!!
O convite dirigido a Pedro e André tem ecoado através dos séculos e o método de Deus ainda é o mesmo. "Na escolha dos instrumentos para a reforma da igreja, vê-se que Deus segue o mesmo plano adotado para sua fundação. O mestre divino passou por alto os grandes homens da terra, os titulares e ricos, que estavam acostumados a receber louvor e homenagem como dirigentes do povo. Eram tão orgulhosos e confiantes em si próprios, na sua alardeada superioridade, que não poderiam ser levados a simpatizar com os semelhantes e tornar-se colaboradores do humilde homem de Nazaré" G.C. 171.
"Para a tarefa de levar avante sua obra, Cristo não escolheu os doutos ou eloquentes do Sinédrio Judaico ou do poder de Roma. passando por alto os ensinadores judaicos cheios de justiça própria, o Mestre por excelência escolheu homens humildes, iletrados, para proclamarem as verdades que deviam abalar o mundo. S.C. 25.
"Na última e solene obra, poucos grandes homens se empenharão. São presumidos, independentes de Deus, e Ele não os pode usar." "Muitas estrelas cujo brilho temos admirado, então se apagarão transformado-se em trevas." S.C. 49.
Até quando vamos ficar olhando para os homens, e começar a andar com nossas próprias pernas? Nunca devemos nos esquecer que há homens que não entram, nem deixam outros entrarem.

Nenhum comentário: