Páginas

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Batismo

No meio de tanta descoberta surge naturalmente uma pergunta: Se não existe uma trindade, por que Jesus mandou batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo? Mat.28:19. Isso tem gerado algumas polémicas no meio religioso, afinal como cristãos queremos obedecer a voz do mestre. O grande problema é que esta é a única passagem bíblica que diz isso, varíos outros textos nos diz para batizar em nome de Jesus somente, é o caso por exemplo de Atos 2:28. "Disse-lhes Pedro: Arrependei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo." Atos 8:16. "Porquanto não havia ainda descido sobre nenhum deles, mas somente haviam sido batizados em o nome do Senhor Jesus." Tanto homens como mulheres. Vs 12. Também na conversão de Cornélio, Pedro ordenou que fossem batizados em nome de Jesus Cristo. Atos 10:48. No capítulo 19 de Atos, Paulo batiza uns doze homens em nome do Senhor Jesus. Vs.5 e 7. O próprio Paulo que disse ter perseguido esse Caminho [Jesus] até a morte, em sua conversão se batizou invocando o nome Dele. Atos 22: 4 e 16. E olha que eu aqui só usei passagens do livro de Atos, mas existem varias outras. Se você for à bíblia de Jerusalém que é impressa pela igreja católica em seu comentário de rodapé referente a Mat. 28:19 diz: " É possível que em sua forma precisa, essa fórmula reflita a influencia do uso litúrgico posteriormente fixado na comunidade primitiva. Sabe-se que o livro de Atos fala em batizar no nome de Jesus, Mais tarde deve ter-se estabelecido a associação do batismo às três pessoas da trindade." No catecismo da bíblia diz: "A bíblia nos diz que os cristãos eram batizados em Cristo. Eles pertencem a Cristo...Somente no IV século a fórmula em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo tornou-se uma prática". Já na Enciclopédia Britânica vol.3 pág. 365 - 366, "A fórmula batismal foi mudada do nome de Jesus Cristo para as palavras Pai, Filho e Espírito Santo pela igreja católica no II século." No livro, O Judaísmo e as Origens do Cristianismo, diz que o texto de Eusébio em Mat. 28:19 antes de Nicéia era o seguinte "Ide e tornai todas as nações discípulas em meu nome, ensinado-as a observar tudo o que vos ordenei." O mais interessante é que no livro Adventistas ou Católicos é nos dito claramente que a igreja Adventista até os anos 40 batizava somente em o nome de Jesus Cristo.
Diante de tantas e outras informações o que você está esperando? Vem pra esse batismo você também. "Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos." Ef. 3:4 -6.

Nenhum comentário: